Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IF Farroupilha obtém conceito 4 no processo de recredenciamento institucional

Publicado: 06/05/2015

O Instituto Federal Farroupilha recebeu Conceito Institucional (CI) 4, em uma escala de 1 a 5, da Comissão de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) - após visita para o ato regulatório de Recredenciamento Institucional. É a primeira vez que o IF Farroupilha passa por esse processo desde sua criação, em 2008. O resultado foi divulgado ontem (5).

Para a reitora do Instituto, professora Carla Comerlato Jardim, o resultado obtido é reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição e do comprometimento da comunidade acadêmica com a oferta de educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade. Segundo ela, o caráter inclusivo das ações institucionais e a articulação com as demandas do território, além das políticas de desenvolvimento de pessoal e a infraestrutura foram destaques no relatório final da comissão. "Considerando que este foi o primeiro processo de recredenciamento institucional pelo qual nossa Instituição passou e, ainda, que os instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foram pensados para as Universidades, o resultado alcançado é muito bom, o que nos enche de alegria e orgulho", destacou a reitora.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Nídia Heringer, também parabenizou o comprometimento dos servidores. Ela destaca que o Farroupilha é o primeiro Instituto Federal a receber conceito 4 no processo de recredenciamento.

A avaliação ocorreu na semana passada, de 27 a 29 de abril, quando os três membros da Comissão estiveram na Reitoria e no Câmpus São Vicente do Sul.

Entenda

Atos de credenciamento ou recredenciamento são autorizativos para o funcionamento das instituições de educação superior. Os Institutos Federais foram credenciados na publicação da Lei 11.892/2008 e devem passar pelo primeiro recredenciamento após cinco anos de funcionamento. A obtenção de resultado satisfatório nesse processo é condição obrigatória para a manutenção da autonomia e da oferta de ensino superior nas instituições.

ASCOM

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800

E-mail: gabinete@iffarroupilha.edu.br