Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Santo Ângelo foi inaugurado na última sexta-feira

Publicado: 11/04/2016

Na tarde da última sexta-feira, 8 de abril, foi realizada a inauguração oficial do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha. O evento aconteceu no próprio campus, localizado na RS 218, Km 05, em Santo Ângelo. A cerimônia contou com a participação, entre outras autoridades, do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres.

O diretor geral do Campus, Cesar Eduardo Stevens Kroetz, abriu a solenidade destacando que essa inauguração "é fruto do trabalho, da persistência e do entusiasmo de muitas pessoas que acreditaram em no sonho de trazer um campus para a região das Missões".

Ele lembrou que, em 2014, ainda em um prédio cedido pela administração municipal, o campus iniciou suas atividades com cerca de 60 alunos. Já em 2016, 600 pessoas - entre alunos, servidores e colaboradores - fazem parte do Campus Santo Ângelo.

"Nosso objetivo, quando chegarmos ao nosso quinto ano, é contar com 1.500 alunos. Com certeza a região tem espaço para a ampliação da proposta inicialmente sugerida".

O diretor ressaltou também que no último processo seletivo todas as vagas ofertadas foram preenchidas. "Nós não tivemos nenhuma vaga ociosa. A lista de suplentes é enorme. Isso muito nos engradece porque a comunidade acredita no trabalho que está sendo realizado".

Secretário do MEC falou sobre o papel dos IFs na sociedade brasileira

Durante a cerimônia, que iniciou pouco depois das 16h, Feres destacou a satisfação de compartilhar o resultado do esforço de vários anos da região que culmina na inauguração de um campus.

Ele falou do papel que os Institutos Federais, hoje presentes em 78% das microrregiões brasileiras, representam na mudança de um modelo de educação centralizado nas capitais e grandes cidades para uma expansão que levou o ensino técnico e superior federal e gratuito até o interior.

Feres ressaltou ainda o papel dos docentes para a formação de um país mais justo e inclusivo e se dirigiu também aos estudantes: "Certamente vocês estão em um período em que estudar é o que mais vai transformar a vida de vocês. Portanto, não percam essa oportunidade. É por vocês que vamos transformar a realidade da educação no país".

Reitora destacou participação da comunidade na definição dos eixos do campus

A reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, destacou o significado dessa inauguração para todos os que trabalharam para que esse dia chegasse, especialmente os servidores e a comunidade que participou das discussões públicas para definição dos eixos com base nos quais seriam ofertados cursos em Santo Ângelo. "A definição das ofertas se deu em profundo diálogo com a sociedade. Agora, com os cursos em funcionamento, continuaremos perseguindo a excelência na oferta de educação profissional, técnica e tecnológica".

A expectativa, segundo a reitora, é de que o IF Farroupilha continue crescendo nos próximos anos. "A crise econômica que assola nosso país não nos intimida. Só nos impulsiona. Por seu papel no desenvolvimento social e econômico, acreditamos que a expansão da educação profissional e tecnológica será priorizada".

Ministro do Trabalho foi a última autoridade a se pronunciar

O ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto, declarou que, com a inauguração do Campus Santo Ângelo, "não estamos comemorando apenas a conquista dessa comunidade, mas também a conquista de um país, de toda uma nação". A fala fez alusão ao aumento expressivo no número de instituições federais de educação nos últimos 10 anos.

O encerramento da solenidade aconteceu com o ato de descerramento da placa do Campus.

Depois da inauguração, a reitora do Instituto Federal Farroupilha convidou as autoridades e a comunidade presente a visitar as dependências do campus.

Histórico

O IF Farroupilha - Campus Santo Ângelo abriu as primeiras turmas em 2014, com os cursos técnicos em Gerência em Saúde e Informática para Internet. Iniciou as atividades em prédio cedido junto a Secretaria Municipal de Educação, na rua Antônio Manuel, 1400.

Desde 2015, o Campus passou a funcionar em sede própria, localizado na RS 218, Km 05. Hoje, oferece oito cursos para 478 alunos. Setenta e cinco servidores, entre técnicos-administrativos em educação e professores, trabalham na unidade.

Cursos técnicos:

Agricultura

Enfermagem

Estética

Estética/Educação de Jovens e Adultos

Gerência de Saúde

Informática para Internet

Manutenção e Suporte para Informática

Curso superior:

Tecnologia em Sistemas para Internet

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800

E-mail: gabinete@iffarroupilha.edu.br